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Qual a importância das campanhas promocionais no plano de marketing?

21 de outubro de 2020Campanhas promocionaisMarketing

Qual a importância das campanhas promocionais no plano de marketing?

Quando se trata de expandir os negócios da empresa e ampliar sua participação no mercado, algumas estratégias são essenciais. É necessário criar um planejamento que contemple ações de divulgação orientadas às vendas e aumento do número de clientes, geralmente estes objetivos estão descritos no Plano de Marketing, que é um documento que otimiza a organização da empresa de acordo com os objetivos e metas traçados em sua estratégia de vendas. 

As campanhas promocionais são importantes ações dentro do plano de marketing, elas oferecem ferramentas para aumentar o engajamento dos clientes, fidelização e desenvolver o reconhecimento da marca junto ao mercado. Vejamos em detalhes alguns desses benefícios.

1 – Aumento do engajamento dos clientes

Um dos objetivos primordiais de uma empresa ao realizar seu Plano de Marketing, com certeza é aumentar sua carteira de clientes e se possível fidelizá-los a ponto de gerar um fluxo constante de vendas. 

Neste sentido, ao se realizar uma campanha promocional, pretende-se envolver o consumidor em uma interação na qual ele próprio, além de consumir os produtos ou serviços oferecidos, torne-se divulgador da empresa. O engajamento do cliente é uma conquista importante para qualquer organização, pois é um estágio no qual a empresa estabelece um relacionamento mais próximo ao cliente, ele confia na marca, comprova a qualidade dos produtos e principalmente consome regularmente além de indicar a terceiros sempre que consultado. 

Não é uma tarefa fácil, no entanto, cativar este tipo de ligação sem que haja um planejamento para encantar o cliente, neste sentido as campanhas promocionais são instrumentos eficazes pois suas diversas modalidades como sorteios, brindes, concursos, trabalham justamente a ideia de proximidade com o cliente.

2 – Fidelização

Um dos pontos essenciais para a saúde financeira de uma instituição é seu potencial de fidelizar os clientes. As campanhas promocionais, em seus diversos tipos, envolvem uma série de ações que estimulam os clientes a manterem contato com a empresa mesmo depois que adquiriram os produtos ou serviços.

 No sorteio assim como nos concursos, por exemplo, os clientes são orientados a conferirem os resultados para saberem se foram contemplados. Nas promoções de compre e ganhe, os consumidores são estimulados a comprarem uma quantidade maior de itens para aumentarem suas chances de serem premiados e com isso o seu vínculo com a empresa é mais duradouro e sua experiência é aprimorada. Brindes oferecidos com produtos da própria empresa ajudam na fidelização pois oferecem a possibilidade de experimentar outros itens que talvez o cliente não estaria interessado em um primeiro momento, mas que se for comprovada a qualidade pode aumentar sobremaneira o contato constante do cliente com a marca.

3 – Consolidação da Marca

O plano de marketing também é desenvolvido sob alguns pilares que sustentam a estratégia da empresa quanto ao alcance de sua marca. Através das campanhas promocionais os clientes são envolvidos em uma interação positiva que favorece o chamado “marketing boca a boca”, aquele no qual ocorre a divulgação pelos próprios consumidores considerando a própria natureza de atração que um brinde ou desconto oferece, isto facilita a disseminação da marca e dos produtos vinculados à promoção e colocam em evidência o nome da empresa. Caso seja comprovada a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos o alcance da marca tende a ser exponencial e é isto que ocorre com toda grande marca tradicional que passou pelo estágio de desenvolver um grande projeto de marketing e ainda contar com seus clientes para divulgá-la também.

4 – Aumento das Vendas

Aqui está o grande benefício de uma campanha promocional. Não é segredo para ninguém que o maior objetivo de um plano de marketing é aumentar o lucro da empresa com a venda dos produtos ou serviços, e quando se utiliza a ferramenta das campanhas promocionais estamos necessariamente focados na ação de compra do cliente, existe uma ênfase na venda da maior quantidade de produtos possível. Por isso é tão importante que o planejamento seja criado orientando-se pela escolha, com precisão, de qual modalidade irá utilizar para promover seus produtos, considerando seu orçamento e sempre almejando obter grandes resultados no incremento do valor de ticket-médio de seus clientes.

Em resumo, a estratégia da empresa para alavancar suas vendas e consolidar sua marca angariando novos consumidores se desenvolve a partir de um planejamento estratégico de marketing que conta com ferramentas de divulgação como as campanhas promocionais. Elas são bastante eficazes pois de certa maneira “levam” o produto ao cliente, aguçam seu desejo de compra e facilitam sua interação e fidelização. As empresas tradicionalmente utilizam promoções para serem vistas e disseminarem sua marca no mercado, por isso é de extrema relevância que o plano de marketing contemple muitas campanhas promocionais em seu conteúdo. 

Tags: ação promocional, campanha compre e ganhe, campanha de sorteio, campanha promocional, plano de marketing, sorteio promocional, trade marketing
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