Concurso ou Concurso Comercial ocorre quando são realizados testes, palpites, previsões, cálculos, seleções de predicados ou competições de qualquer natureza.
Este tipo de promoção comercial é realizado quando uma marca deseja que o consumidor interaja através de enquetes, submissão de frases, fotos, vídeos ou combinação de elementos que permita uma competição entre os participantes.
A escolha do ganhador da promoção poderá se dar por critérios de pontuação, metas a serem atingidas ou julgamento de mérito – “melhor frase”, “melhor foto”, havendo, portanto, um elemento subjetivo na escolha.
Exemplos:
O concurso comercial pode ser realizado também através de votação aberta ou fechada.
VOTAÇÃO ABERTA
A votação aberta não exige identificação dos votos, mesmo assim é necessário implementar mecanismos de segurança para que não haja fraudes ou votações através de robôs. O melhor exemplo deste tipo de campanha é o Meu filho influencer da Claro, que recebeu cerca de 20 milhões de votos por dia dentro da estrutura implementada pela Plataforma de Sorteio.
VOTAÇÃO FECHADA
A votação fechada exige algum tipo de validação do usuário participante, que pode requerer a combinação de mecanismos de controle conforme o nível de segurança estabelecido pela marca, como Facebook Connect ou outro método de autenticação via login social, ativação via e-mail válido, verificação de CPF e outros.
DO QUE VOCÊ PRECISA?
É possível combinar mais de uma fase nos concursos comerciais, notadamente, como no case citado, uma fase de cadastro, outra de votação aberta seguida de uma escolha mediante atributos (melhor foto).
A Plataforma de Sorteios possui um módulo para gestão e administração dos concursos em suas diferentes modalidades, incluindo a realização de competições, votações ou painéis de controle internos para eleição das melhores participações, finalistas e ganhadores. Toda hospedagem e segurança é por nossa conta e estamos preparados para atender aos grandes volumes de acesso.
Segurança adicional: todas as promoções comerciais ativadas pela Plataforma de Sorteio possuem controle de logs de cada operação realizada pelos participantes, permitindo registrar todo o fluxo de operações de uma campanha. Mecanismos de votação possuem controles de logs em separado que geram alertas e permitem realizar mitigação de fraudes.
Autorização: este tipo de promoção comercial exige aprovação de regulamento pela Sefel (Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria). O serviço de elaboração, registro e controle da parte jurídica da campanha pode ser prestado pela Hands On.
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